domingo, 2 de fevereiro de 2014

Papa Francisco confirma presença em Convocação da Renovação Carismática Católica

Com grande alegria, a Renovação Carismática Católica da Itália (RNS), com a conclusão de sua Oitava Assembleia Nacional (Fiuggi, 24-26 janeiro de 2014), anunciou que o papa Francisco participará da XXXVII Convocação da Renovação Carismática Católica. O evento será realizado em Roma, no Estádio Olímpico, nos dias 01 e 02 de junho de 2014, com o tema: "Arrependei-vos! Acredite! Recebei o Espírito Santo! (Cf. Atos 2, 38-40) e lema: “Por uma Igreja em saída missionária".

Os membros da Renovação Carismática de todo o mundo se enchem de grande gratidão com esta notícia surpreendente da Secretaria de Estado do Vaticano ao Presidente da RNS, Salvatore Martinez. Já é grande a mobilização, até mesmo por parte de sacerdotes e fiéis leigos que não são membros da RCC, que gratos pela oportunidade, desejam participar deste grande evento de oração e evangelização, organizado pela Renovação em resposta ao desejo do papa Francisco de colocar a Igreja em saída missionária para testemunhar a alegria do Evangelho.
A presença do Papa Francisco em um Congresso do Movimento será um fato histórico, sem precedentes na história da Renovação, que quer enfatizar sua vontade de apoiar o Santo Padre em sua obra de “renovação eclesial”, colocando a sua própria experiência espiritual ainda mais no coração da Igreja e no serviço ao mundo, de acordo com os direcionamentos que o Pontífice eloquentemente expressa na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.
Também será a primeira vez que o papa Francisco entra em um dos “areópagos” de nosso tempo, um dos marcos da capital, para se juntar aos esperados 50 mil fiéis que virão de toda a Itália e de todo o mundo.
Além da presença especial do Santo Padre, muitos convidados importantes para a história e a vida do Movimento já confirmaram a sua participação no Congresso em Roma: o cardeal Angelo Comastri, vigário do Papa para a Cidade do Vaticano , o cardeal Agostino Vallini, vigário do Papa para a Diocese de Roma, cardeal Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos , padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia e um "embaixador" da Renovação no mundo; Irmã Briege McKenna, religiosa ministeriada em cura, padre Kevin Scallon, também ministeriados em cura, Ralph Martin, testemunha das origens da Renovação e conhecido por seu ministério de pregação, Patty Gallagher Mansfield, testemunha das origens da Renovação e ministério de intercessão; Michelle Moran, presidente do ICCRS (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica) , Gilberto Gomes Barbosa, presidente o CFCCCF (Fraternidade Católica das Comunidades de Aliança e Associações), Salvatore Martinez, presidente da RNS.
Para Salvatore Martinez, a presença do Papa é um zeloso ato de pastoreio: “A notícia da presença do Santo Padre no Congresso da Renovação me desperta a gratidão de um filho amoroso que vê o cuidado, carinho, força, liberdade de seu pai. Por ocasião da audiência privada que tive com o Papa Francisco, em 09 de setembro de 2013, considerando-se as atividades do Movimento, falamos sobre o nosso Congresso e ao saber, ele expressou sua vontade de participar. A notícia foi embargada até a véspera de Natal quando recebemos a comunicação oficial da Secretaria de Estado. Hoje anunciamos publicamente junto com o programa extraordinário do Congresso”.
“Note-se que desde o início de seu pontificado, e agora através do “documento de planejamento” para a Igreja, a Exortação Evangelii Gaudium, Francisco lembrou a alegria da experiência de Cristo vivo, a beleza da oração de adoração, de intercessão e louvor, o primado da graça no povo de Deus, a força espiritual que emana do anúncio kerigmático. Estes são os elementos que estruturam o caminho da Renovação Carismática Católica, que significam sua história e novidades há mais de 45 anos de surgimento. O Papa está ciente, tendo acompanhado a Renovação na Argentina como representante do Episcopado. Por isso, e com toda a humildade, queremos ser ainda mais o cumprimento dos desejos do coração do Papa em vista de uma nova evangelização, a serviço de nossas igrejas locais e uma nova presença dos cristãos no mundo”, completa Martinez, que faz o convite:
“O Congresso será às vésperas de Pentecostes, para podermos fazer no Estádio Olímpico um grande "Cenáculo aberto", invocando uma nova efusão do Espírito. Preparemo-nos, portanto, com grande atenção a este evento especial de graça, em que vamos dar grande destaque para os doentes, aos pobres, aos jovens, às famílias, convidando todos a participar”.
Fonte: RCC Itáilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário