sexta-feira, 15 de março de 2013

O "Fugindo..." é notícia!

"O estudante de Comunicação Social – Jornalismo, Fledson Soares, de 21 anos, lidera e evangeliza jovens através do movimento Renovação Carismática, da Igreja Católica.

Atualmente, o jovem lançou o blog “Fugindo da Serpente”, onde atua como moderador e escreve, sempre guiado pelo o que está escrito na Bíblia, sobre tentações e pecado, ao mesmo tempo que transmite mensagens motivadoras aos leitores.


Vilhena Notícias: Quando montou o blog e o que o levou a tomar a iniciativa?

Fledson:
 Nós cristãos católicos carismáticos buscamos estar sempre em sintonia com o Espírito Santo, pois ele é o consolo e amigo presente enviado por Deus para nos fortalecer em fé e foi durante um retiro espiritual em fevereiro do ano, 2012, passado que ele (o Espírito Santo) me suscitou a ideia de um blog pra evangelização ecumênica.

Vilhena Notícias: Quais assuntos são abordados nos textos?

Fledson:
 A ideia é conscientizar o maior número de pessoas de que o pecado destrói e deturpa a autoimagem do ser humano e principalmente, macula o espírito. Fomos feitos imagem e semelhança do Criador e o anseio d’Ele para conosco é de que sejamos morada do seu Espírito.

Os temas abordados nos textos e imagens que criamos conscientizam as pessoas a mudarem de rumo à uma conversão verdadeira; fugir do pecado; andar na contra mão dos sistemas pregados no mundo de hoje.

Vilhena Notícias: É possível “fugir”, resistir ao pecado?

Fledson:
 É possível, sim, resistir ao pecado, fugir dele. O inimigo só trabalha com aquilo que depositamos em suas mãos. A exemplo disto posso citar José, o famoso sonhador da bíblia, filho de Jacó: ele foi vendido pelos irmãos, e passou a viver como escravo na casa do senhor egípcio. Naquela época era comum os escravos se deitarem com suas patroas, fazia parte do “pacote” de ser empregado. Entretanto, como José era um jovem que honrava ao Senhor com sua vida, quando incitado a fazê-lo (deitar-se com ela), ele preferiu resistir e fugir.

A Bíblia está repleta de homens e mulheres que resistiram ao pecado e que nos motiva a vencê-lo também. Cabe a nós, pecadores, tomar-nos partido por buscar comunhão, intimidade e sintonia com Deus para vencê-lo.

Vilhena Notícias: Quem posta os textos?

Fledson:
 As postagens são feitas por mim e pelo Emerson Gomes, um irmão pregador que mora em Ji-Paraná e que também faz parte do movimento Carismático. Ele curtiu a ideia de levar a palavra de Deus de uma forma mais dinâmica na rede, abraçou a ideia e me ajuda desde o começo.

Vilhena Notícias: Qual o público alvo?

Fledson:
 Somos cristãos católicos. Porém, o tema “fugir do pecado” é algo que alcança a todos os cristãos, independente de religião. Optamos por criar uma página ecumênica, levarmos a palavra de Cristo Jesus sem dogmas ou discussões doutrinárias, portanto, o público alvo são todos: cristãos e não cristãos. No entanto, ansiamos por alcançar os ainda não cristãos que vivem conectados na rede e precisam de uma mensagem de ânimo.

Neste tempo em que o “tudo pode” é o que há para consumo na internet e no mundo, pregamos mensagens motivadoras sobre conhecer os nossos limites e o Evangelho de Salvação.

Vilhena Notícias: Você realmente acha possível levar algo de melhor para os leitores através das postagens, e, quem sabe, até mudar o comportamento deles?

Fledson:
 Com certeza. Houve um período da minha vida, assim que me mudei pra Vilhena, que me senti espiritualmente abalado (por ter saído de casa e vir morar sozinho para fazer o curso de Jornalismo na UNIR). E, foi justamente através de uma fanpage do facebook que Deus falou inúmeras vezes comigo.

Pode parecer estranho para alguns que não se dedicam a conhecê-Lo, mas o Espírito Santo age nas pequenas coisas: sejam frases, textos, vídeos ou imagens postadas na rede. Eu sou prova de que pode, sim, pode-se alcançar pessoas através dessa forma de evangelização!

O mais legal é que a gente posta e nunca sabe quem está sendo tocado do outro lado. Temos leitores em várias partes do Brasil. Outro dia trocamos ideia com um leitor de Portugal e que dizia gostar muito de nossas publicações.

Vilhena Notícias: Ser estudante de Jornalismo ajuda?

Fledson:
 Sim. Eu sempre curti ler e escrever (impresso é minha praia), e o curso ajuda muito na questão de composição textual e outros aspectos.

Antes do “Fugindo da Serpente” eu tinha um blog pessoal. Postava muitas coisas escritas por mim, mas um dia o Senhor me confrontou e pediu que minha arte e dom fossem dedicados somente a Ele. Foi aí que surgiu o projeto ecumênico e a motivação a escrever textos apenas evangelísticos.

Vilhena Notícias: Por que o nome "Fugindo da Serpente"?

Fledson:
 Quando eu fui confrontado pelo Senhor a escrever textos que falassem do seu evangelho, logo, ele me deu a ideia de criar um blog para expor esses pensamentos. Muitos nomes foram pensados: Fugindo da Serpente, Domingo tem missa!, Jovens renovados, Conectados em Cristo, Descolados in Jesus, foram alguns deles.

Entretanto, em confirmação, o Espírito Santo me deu a palavra de Eclesiástico 21, 2 que diz: “Fuja do pecado como de uma serpente, porque, se você se aproximar, ele o morderá. Os dentes dele são dentes de leão, capazes de destruir vidas humanas.” Daí, após a confirmação do nome, gradativamente, foram surgindo novas ideias.



Vilhena Notícias: A serpente seria o demônio?

Fledson:
 Existe uma polêmica com o nome do blog porque algumas pessoas olham torto; outras dizem que está errado, pois a serpente é o satanás e dele não devemos fugir. De fato, não devemos temê-lo e muito menos fugir dele, porque ele é condenado a perecer (Romanos 16, 20). Somos vencedores em Cristo e possuidores de autoridade para esmagar serpentes e escorpiões (Lucas 10, 19).

A criatividade do nome surgiu pela citação do Eclesiástico, que faz analogia do pecado com a serpente: “Fuja do pecado como de uma serpente, porque, se você se aproximar, ele o morderá. Os dentes dele são dentes de leão, capazes de destruir vidas humanas.”.

Vilhena Notícias: Você já sentiu resistência de algumas pessoas em relação ao seu trabalho de evangelização?

Fledson:
 Sim. A cruz de Jesus é loucura para alguns e quem se propõe a ser pregado com ele, automaticamente, será fuzilado por outros que não tiveram a mesma coragem de arriscar. Jesus era um homem polêmico e os que o seguem verdadeiramente acabam tornando-se também.

Vilhena Notícias: Quais as expectativas para o futuro do blog " Fugindo da Serpente"?

Fledson:
 Ultimamente temos atualizado mais a nossa fanpage no facebook. Estamos precisando de colaboradores que nos ajudem com artigos para o blog. Embora pareça ser um trabalho pequeno e limitado à internet, temos muitas expectativas de que o Senhor Deus ainda há de levar esse projeto “além-mundo virtual”. Alcançar pessoas pelas ruas, pregar a palavra e incentivar a metanoia espiritual (mudança de vida), resistindo e fugindo pra longe do pecado.

O projeto “Fugindo da Serpente” é um sonho do coração de Deus sendo concretizado através de mim e, tenho crido ainda que irá alcançar muitas pessoas.

Por: Priciele Venturini

Leia a entrevista na íntegra no site web jornal:
http://www.vilhenanoticias.com.br/materias/news_popup.php?id=11602

Um comentário:

  1. Fledson, sinto tanto orgulho de você meu preto!
    A saudade é imensa, com certeza, mas sei que você está realizando o seu sonho ^^ Te desejo muita felicidade, muito sucesso e muitas bênçãos. Que Deus continue guiando teus passos sempre!
    Te amo muito, muito; sinto muito a sua falta! ♥

    ResponderExcluir