quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cristão o que esperar da Rio + 20?



O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo. (Gn 2,15)
Deus é Maravilhoso. Criou os Céus e a Terra, o mar, as florestas, os seres vivos, e deu ao ser humano a responsabilidade de cuidar deste lugar incrível.
Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra."(Gn 1,28).
Esta é uma Dádiva repleta de responsabilidade, pois a benção dada pelo Criador veio seguida de uma ordem direta. O Domínio sobre a terra deve ser tratado com o mesmo cuidado que temos com a nossa casa, nosso lar.
Infelizmente, o que temos vivenciado parece ser o inverso. Assim, como existiu a serpente que com sua influência negativa acometeu o homem do pecado original e consequentemente a expulsão do paraíso (Gn 3,1-7), hoje existe a ganância, a sede de poder, o consumismo desenfreado e a concentração de riquezas.
Não só com a nossa casa, mas também ao próximo é preciso cuidar e Amar. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt22,39). E como a sociedade, eu e você, temos cuidado dos nossos semelhantes? Existe tanta miséria, fome, pessoas morando em condições sub-humanas, e outras que nem tem onde morar, sem emprego, sem ter o que comer.
A Conferência Rio + 20 que está sendo realizada no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho é a oportunidade de começarmos a nos importar mais com estas questões, como cidadãos e principalmente como Cristãos. O Povo de Deus espera principalmente dos nossos dirigentes, a coragem e o compromisso de assumir novos caminhos, nova responsabilidade socioambiental, novo Amor com as grandiosidades que Nosso Pai nos deu.
É hora de agir! A Palavra de Deus nos impulsiona a assumir ações concretas para melhorar o mundo à nossa volta.
Podemos Amar a Deus, sem cuidar e sem Amar tudo que Ele nos deixou?
Parece que essa “nova serpente” travestida de cobiça e poder, quer agora nos influenciar a destruirmos nosso própria casa, e não mais nos expulsar dela.
Sejamos fortes na Fé e no Amor ao próximo. Amém.
Paz e Bem.

Por: Emerson Gomes Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário