terça-feira, 3 de julho de 2012

Sexo, amor e CONVERSÃO!

        Muitos jovens, tanto moças quanto rapazes, declaram que estar apaixonado é motivo para iniciar a atividade sexual. É claro que amor é um motivador poderoso de comportamento, mas muitos de nós ainda lutamos para definir o que é amor.
         O amor talvez seja o assunto sobre o qual mais se fala, mais se escreve e mais se canta em toda a história. De filmes a músicas até a poesia, todos parecem oferecer uma definição diferente de amor.

• “Amar é nunca ter que pedir perdão” ― do filme Love Story.
• “Amar é um verbo” ― letra de Talk.
• “O amor é paixão, obsessão por alguém que não pode viver sem” ― do filme Encontro Marcado.
• “O amor é uma amizade que pega fogo” ― do filme Paixão de Aluguel.

AMOR não é SEXO.
            
Nossa cultura ensina que “amor” e “sexo” são palavras intercambiáveis, e que sexo é um instrumento para medir se você está ou não apaixonado. Também ensina que o sexo é um componente necessário para o relacionamento amoroso. Mas a Palavra de Deus nos dá uma definição de amor que não tem nada a ver com sexo. Sem dúvida, sexo e amor não são a mesma coisa.

         O que torna tão fácil confundir amor e sexo? Lembre-se de que durante a atividade sexual o cérebro libera ocitocina, um “hormônio de amor” que produz sentimentos de empatia, confiança e profunda afeição. Esse “sentimento”, combinado com a tentativa da cultura popular de vender sexo e amor no mesmo pacote, pode levar muitos a pensar que sexo é igual a amor.
         Como Deus planejou o sexo para criar um vínculo entre nós, quando escolhemos praticar o sexo fora do casamento viramos os relacionamentos de cabeça para baixo e confundimos as emoções a ponto de uma pessoa interpretar sexo como amor. Quando seguimos o plano de Deus, o amor entre um homem e uma mulher já está estabelecido antes que o sexo entre na equação.



         Optar pela satisfação imediata de suas necessidades imediatas agora, ignorando o plano de Deus para o sexo, não é uma expressão de amor. O verdadeiro amor espera até o casamento a fim de proteger você e seu parceiro(a) dos perigos em potencial do sexo extraconjugal, e proporcionará um futuro em que o sexo será o melhor.
         Quando agimos fora do plano de Deus, os limites entre amor e sexo tornam-se indistintos. Não confunda sentimentos calorosos com amor. E não aceite a mentira de que o sexo é a melhor maneira de expressar seu amor por quem você gosta. Deus projetou o sexo para o casamento para a nossa própria proteção. Quando a felicidade, segurança, crescimento espiritual e saúde de outra pessoa são tão importantes para você como se fossem suas ― a ponto de você desejar proteger a pessoa do dano potencial que o sexo fora do casamento pode trazer ― então você sabe que encontrou o amor.
 

 ------------------------------------------------------------------------


         Você pode dizer: “Espere um minuto! Se Deus me ama tanto, por que deseja me privar de coisas boas como o sexo?”
         Amar significa proteger e prover. Os mandamentos de Deus não pretendem nos privar ou restringir, mas sim prover para o nosso bem e proteger nosso futuro.


Os mandamentos de Deus pretendem 
prover para o nosso bem e proteger nosso futuro.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
           Há vários mandamentos ao longo da Bíblia em que Deus nos pede para dizer não a escolhas e comportamentos específicos. Embora esses mandamentos possam parecer negativos à primeira vista, são expressões profundas do amor de Deus. Na verdade, cada vez que Deus diz “Não”, está provando seu amor ao nos proteger e prover para nós.
         Em 1 Coríntios 6.18 lemos: “Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o próprio corpo”.
         Deus nos pede claramente para evitar a imoralidade sexual. Por quê? Ele nos responde na mesma passagem em que nos pede para espera. “... o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” Fazer sexo fora do projeto de Deus afetará seu corpo, no sentido literal. Quando você age fora do plano de Deus para o sexo, seu corpo pode sofre sérias consequências. Aqui estão algumas provas:



• Cerca de 1 em cada 4 jovens sexualmente ativos, entre 15 e 24 anos, contraem um DST a cada ano.
• Em 2009, um total de 409.840 crianças nasceram de jovens entre 15 e 19 anos. Mais da metade dessas gestações não foram planejadas.




         É claro que Deus não nos pede para esperar pelo sexo a fim de estragar nossa diversão ou nos restringir desnecessariamente. Seus mandamentos em relação ao sexo são provas de amor por nós ao nos proteger e prover para o nosso bem.
         Pelo fato de que “Deus é amor”, Ele procura nosso bem-estar a todo instante. Quando entendemos a Bíblia sob essa luz, estamos livres para receber seus mandamentos sabendo que foram escritos por um Deus poderoso, que sabe o que é melhor para nós.
McDOWELL, Josh. A VERDADE Nua & Crua. p. 24, 25, 28, 30, 31. 3° Ed.  Rio de Janeiro: CPAD, 2012    

Originário do Livro: 
 A Verdade Nua & Crua   
                                                                                                                                                                                                                                               

2 comentários:

  1. Estou lendo este livro (A verdade Nua e Crua) e recomendo a leitura também. Ótimo! :D

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto. Realmente os valores sobre Amor e Sexo estão deturbados. Vale apena pensar nisso.

    ResponderExcluir