quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Intimidade com Deus


Essa é uma das maiores belezas da vida, a palavra intimidade. Muitas vezes, essa palavra é usada com um sentido diferente do que realmente representa, assim como hoje em dia, tantas palavras tem seu sentido deturpado do que realmente significa. Bom, intimidade é referenciada em muitos relacionamentos à vida sexual dessas pessoas, ou então em outros relacionamentos, como a amizade, ser íntimos um do outro significa partilhar momentos, sentimentos, pensamentos, ou seja, conhecer o próximo de uma forma não essencialmente superficial.
            Há várias definições para essa palavra e também alguns tipos de intimidade: intimidade emocional, intimidade física e intimidade intelectual são uns dos mais comuns tipos existentes. No dicionário, temos como sinônimo para essa palavra: familiaridade, e intimidade deriva do Latim intimus, um superlativo de in, “em, dentro”. Não significa que é algo privado, mas percebemos que é algo muito pessoal de cada pessoa e cada relacionamento. É superimportante pensar a respeito da intimidade mantida com as pessoas. Mas, e sua intimidade, seu relacionamento com Deus, como está?
Intimidade com Deus: algo deixado de lado por alguns e muito bem cuidado e valorizado por outros, infelizmente há pessoas que não procuram ter esse contato maior com o Senhor porque não possuem “tempo” para isso, ou ainda porque pensam que Deus está distante de nós, um deus omisso que não nos ouve e não responde nosso clamor. Muito pelo contrário, Deus nos ama tanto que deu seu Filho único para salvar o mundo e todos aqueles que n’Ele creem (João 3,16), Jesus Cristo nosso salvador é Emanuel (que significa Deus Conosco). Não um Deus distante e que não se importa com suas criaturas, mas um Deus vivo e que caminha lado a lado conosco, nos ouve, sofre nossas dores, e que ainda nos permite chama-Lo de Pai.
            Sim, somos filhos de Deus. Surpreso? Talvez fique mesmo, mas não pense em Deus como um Pai que é punidor e que repreende qualquer atitude errada, porque a misericórdia de Deus é infinita, porém concordo muito com Eclesiástico 5, Versículo 6 que diz: "Não digas: A misericórdia do Senhor é grande, ele terá piedade da multidão dos meus pecados, 7. pois piedade e cólera são nele igualmente rápidas, e o seu furor visa aos pecadores. 8. Não demores em te converteres ao Senhor, não adies de dia em dia, 9. pois sua cólera virá de repente, e ele te perderá no dia do castigo." Portanto devemos sempre permanecermos vigilantes para fazer a vontade do nosso Pai, pois, somente Ele sabe o caminho para o qual Ele mesmo nos criou, e onde encontraremos a real felicidade, nossa vida está escondida em Cristo Jesus.
            Para se ter intimidade com alguém, é preciso conhecer essa pessoa, bater muito papo, conviver bastante tempo juntos e principalmente que haja sinceridade nessa relação, com Deus também é assim. Como alguém pode dizer que conhece a Deus se não lê a Bíblia? Se não frequenta a casa do Pai? Se não conversa com Deus em suas orações? Se não é sincero com Ele? Tudo se torna algo superficial e isso é prejudicial a qualquer tipo de amizade. Procure estudar sobre Deus, sobre a vida das pessoas que mais viveram pra Deus na face da Terra, ou Santos, que foram homens e mulheres que deram suas vidas para o propósito que o Pai tinha para suas vidas. Estude o Evangelho para saber como foi a passagem de Deus Filho (Jesus Cristo) no meio de nós e também a ação do Espírito Santo no mundo, busque conhecer esse Deus único composto de três pessoas, procure conversar com Ele, abra seu coração. Tente viver as coisas que Ele tem pra você, não perca tempo.

      Ele é a verdadeira felicidade, Ele é o caminho, a verdade e a vida. Troque ideias com o Senhor, conte suas angústias, seus planos e seus desejos. Deixe-O conhecer a você também, Deus quer ter participação frequente em sua vida. Não desista. E como incentivo, deixo aqui uma das tantas promessas que esse Deus fiel nos fez no Evangelho de São Mateus 6, 33: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo.” “Quando Jesus disse todas essas coisas”, Ele se referiu a alimentação, moradia e todas outras necessidades de uma pessoa. E além dessa promessa deixo também uma pergunta que me foi feita por uma pessoa e que foi um recado direto de Deus: Você já viveu a intimidade com Deus, estando sozinho? Buscando não somente um namoro, ou um emprego ou a felicidade em coisas terrenas, mas estando totalmente aberto ao que Deus quer fazer em sua vida? Reflita.

Deus te abençoe, que Nossa Mãe Maria Santíssima esteja cuidando de ti e toda intercessão celeste esteja com você e todos os seus. 



Por: Felipe Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário