quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Papa Francisco é designado "Figura do Ano 2013" pela revista Time.


A revista norte-americana ‘Time’ elegeu o Papa Francisco como “Personalidade do Ano” em 2013 "por arrancar o papado do palácio e o levar para as ruas" e por "dosear julgamento e misericórdia".
"No espaço de nove meses, desde que assumiu funções, ocupou exatamente o centro das conversas fulcrais dos nossos tempos: sobre a riqueza e a pobreza, a equidade e a justiça, a transparência, a modernidade, a globalização, o papel das mulheres, a natureza do casamento, as tentações do poder", acrescenta a publicação.
Após o anúncio, nesta quarta-feira, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que esta decisão “não surpreende, tendo em conta a ressonância e a grande atenção que a eleição do Papa Francisco e o início do novo pontificado despertaram”.
Segundo a Time, “o líder da Igreja Católica tornou-se na nova voz da consciência, com a atenção centrada na compaixão", apresentando Francisco como "o Papa do Povo".

Na sua declaração, P. Federico Lombardi considerou "um sinal positivo que um dos reconhecimentos mais prestigiosos no âmbito da imprensa internacional seja atribuído a quem anuncia no mundo valores espirituais, religiosos e morais e fala eficazmente a favor da paz e de uma maior justiça." 

Por seu lado, o Papa – frisou - não procura fama nem sucesso, faz simplesmente o seu trabalho de anúncio do Evangelho, do amor de Deus para todos. Se isto atrai mulheres e homens e lhes dá esperança, o Papa sente-se feliz. Se esta escolha “da Figura do Ano” significa que muitos compreenderam – pelo menos implicitamente – esta mensagem, com certeza que isto o fará sentir-se feliz - concluiu o porta-voz da Santa Sé.
Francisco é o terceiro Papa a ser escolhido como personalidade do ano pela Time, após os beatos João XXIII, em 1962, e João Paulo II, em 1994.


Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário