quarta-feira, 21 de março de 2012

Como retomar o caminho?

       Nós somos habituados e ensinados desde a infância a dar passos. É preciso dar passos na vida! Passos cada vez mais largos, ampliar os horizontes, ir adiante, prosseguir. É preciso se sobressair aos outros, fazer o que ainda não fizeram ir onde ainda não foram, aproveitar as oportunidades.
Ensinam-nos que em todos os aspectos da vida precisamos nos destacar, seja no namoro, no trabalho, nos estudos. E para se destacar muitas pessoas, habituadas a dar passos, dão passos que não precisariam ser dados. Sim, há passos que não precisam ser dados, passos que nos levam aonde não queríamos ter ido. O jovem que para ser aceito começa a beber, a adolescente que para agradar o namorado entrega sua pureza, o pai de família que para “dar condições melhores” para sua família se permite corromper no trabalho, enfim, passos... São todos passos, são todos novos horizontes.
  Mas para onde levam?
       Talvez você, caro leitor, esteja neste momento num desses “horizontes indesejáveis”. Talvez, algum passo que tenha dado, tenha te levado a uma condição em que você gostaria de não ter se encontrado jamais. Ou talvez, ainda, você esteja tendo hoje uma “grande oportunidade” de dar um desses passos, de ter uma nova experiência, sair da mesmice, vencer a rotina... Não sei, mas a pergunta que te faço e espero que você mesmo se faça é; e depois? O que vem depois do prazer, ou da satisfação momentânea? O vício? O arrependimento? A solidão? A vergonha?
       A grande questão, é que a sociedade atual tem nos ensinado que todos os caminhos são caminhos e que não importa a direção, o importante é continuar caminhando, aproveitando as oportunidades de “crescimento”. E assim, temos cada vez mais pessoas se afundando nas escolhas erradas que fizeram na vida, pelo simples fato de terem acreditado que não podem voltar atrás, que desistir é para os fracos e que regressar é para perdedores. Contudo, a notícia que venho te dar é justamente essa: "REGRESSE"!
       Como retomar O caminho?Sim, regresse, retorne do caminho que você tomou até o lugar de onde não devia ter saído e então, e só então, comece a dar passos adiante.
Talvez você ache difícil reconhecer que errou, porém, mais difícil que reconhecer o erro é repará-lo. E, este sim, é o passo que precisa ser dado. Porque se você não reparar o seu erro do passado, ele estará sempre a perseguir o seu futuro. E por mais que você dê passos, não encontrará neles o seu êxito. Afinal, onde está o êxito do caminhante que não tem segurança em seu próprio caminho?
       E, por fim, lembremo-nos do que disse o nosso Senhor: Podem existir muitos “caminhos”, mas só Ele é “O Caminho” (Jo 14,6). Certifique-se de estar caminhando n’Ele e força nesses passos!

Por: Samuel Ferreira
Pregador e integrante da Equipe Missionária do Coração Chagado (RCC)
e-mail: ferreira_sa7@yahoo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário