segunda-feira, 19 de março de 2012

Porque da quaresma?

                    São João da Cruz nos ensina que: "a pessoa que caminha para Deus e não afasta de si as preocupações, nem domina suas paixões, caminha como quem empurra um carro encosta a cima." Então, porque da quaresma?
Enquanto cristãos entendemos a quaresma como uma oportunidade e pretexto de conversão, sendo um tempo oportuno para o perdão, a reconciliação fraterna e a renovação. Na quarta-feira de cinzas iniciamos esse processo de busca de conversão passando pela Sexta-feira da Paixão, pela Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os Doze Apóstolos e a pela Festa da Páscoa de Jesus Cristo no domingo. Nesse período, por meio da reflexão, dos propósitos firmes e do desejo de conversão interior, devemos nos aproximar de Deus Misericordioso objetivando um verdadeiro crescimento espiritual e humano.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Jesus Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma. Como está sendo seu retiro espiritual nessa quaresma?
É tempo de arrependimento sincero e de mudança de vida, pois nesse tempo somos convidados a viver atitudes cristãs a fim de que nos pareçamos mais com Jesus Cristo.  “Só o coração de Cristo que conhece as profundezas do Amor do Pai pôde revelar-nos o abismo de Sua Misericórdia de uma maneira tão simples e bela”. (CIC § 1439). A Quaresma dura 40 dias, 960 horas, 57.600 minutos e 3.456.000 segundos e como anda sua preparação para a Ressurreição de Jesus Cristo? São João da Cruz nos dá uma boa orientação:  "Não faça coisa alguma, nem diga palavra alguma que Cristo não faria ou não diria se encontrasse as mesmas circunstâncias."
Em uma mensagem do Papa Bento XVI, a respeito da quaresma de 2012, diz: “a vocação universal à santidade deve ser o caminho constante na vida espiritual de cada um, aspirar aos carismas mais elevados com um amor cada vez mais fecundo. Que todos, à vista de um mundo que exige dos cristãos um renovado testemunho de amor e fidelidade ao Senhor, sintam a urgência de esforçar-se por adiantar no amor, no serviço e nas obras boas”.
 Viva bem o tempo da quaresma!

Por: Arley Gomes França

Fundador da Comunidade de Aliança Refúgio dos Pecadores; pregador e ministro eucarístico.

e-mail: arleyjipa@hotmail.com    
                            
                                               

Um comentário: