terça-feira, 8 de outubro de 2013

Missão – Apaixone-se por ela

Hoje o Senhor, através do Espírito Santo, nos leva a meditar sobre a seguinte passagem do Evangelho escrito por Marcos:
Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16,14-16)

Quero começar lembrando que existe uma notícia muito importante, para a nossa vida, acredito que esta é a maior de todas as notícias que temos conhecimento. Muitos de nós já a conhecemos, alguns apenas a escutaram e outros a acolheram para a sua vida. A notícia é: Deus nos Ama!
E por que eu estou lembrando a vocês desta notícia? Se nós que estamos sentados nos bancos da igreja já sabemos disso!
Nós temos a oportunidade de sentir o agir de Deus em nossas vidas, vivenciamos o Amor que Ele tem por nós através do Espírito Santo e temos a certeza de que Jesus Cristo não morreu em vão, conforme está escrito na Palavra. Entretanto existem pessoas que estão do lado de fora da igreja, ou que estão em casa, que não tiveram a oportunidade de ouvir ou de ler a Palavra de Deus, que não conhecem a Boa nova, ou que se fazem indiferentes. São pessoas que desconhecem a dimensão do amor de Deus por elas; de modo que o universo é pouco, se comparado a este amor concedido gratuitamente por Deus.
Esta falta de informação (sobre a profundidade do amor de Deus) precisa ser sanada. Mas como? A minha resposta para isso, é simples: Devemos levar o evangelho a essas pessoas. Todos nós precisamos saber da Boa nova. Assim como você e eu sabemos que Jesus Cristo nos Ama.
A passagem de Marcos, que foi citada aqui, é similar a passagem do Evangelho de Mateus que foi usada como tema na JMJ (Jornada mundial da Juventude) Rio 2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (Mt 28, 19)”. E o Papa Francisco disse durante a Jornada que nós (Igreja) não podemos ser uma ONG. Eu ressalto, não podemos apenas ficar nos bancos da Igreja felizes e contentes, porque percebemos o Amor de Deus por nós. Somos conhecedores do Evangelho e suas benevolentes graças, se existem tantas e tantas pessoas lá fora que ainda não sabem e não vivem isso nas suas vidas é por falta de comprometimento nosso.  Devemos ir além, como anunciadores do mover do Espírito Santo!              

A missão que Cristo deu a nós foi essa: Ide. “Aquele que crer em mim e for batizado será salvo”. Essa incumbência foi expressamente lembrada a tantos jovens na JMV 2013. E nós, “Jovens” de 15 a 99 anos, devemos levá-la conosco no dia a dia.
As pessoas estão esperando o nosso exemplo. Se nós formos verdadeiros Cristãos na nossa casa, em nosso trabalho e com aqueles do nosso meio, os outros ficarão curiosos. Vão querer saber: “Por que ele ou ela é assim?”
E o mais espetacular disso tudo é que Jesus nos dá a missão e nos ajuda com ela. Como? Enviando o Espírito Santo para nos auxiliar durante toda a nossa caminhada.  Esse Espírito Santo não é um Espírito de medo (Romanos 8,15), muito pelo contrário. O Espírito Santo nos suscita a ir, a sair do lugar, a nos movermos.  No Antigo testamento Ele era chamado de “Ruah” (o barulho do vento), que flui sem barreiras, sopra pra onde quer, e simplesmente prossegue em liberdade.
Muitos jovens possuem esse ardor interior, querem ir, anseiam sair de casa, buscar algo que nem mesmo fazem ideia do que se trata, e vão, a fim de explorar o mundo. O “Mundo” muito “espertinho” confunde os corações desses jovens, porque tudo que eles trazem consigo é a sede pela palavra de Deus. Homem e mulher, jovem ou não, casado ou solteiro, todos nós temos sede de Deus e de suas águas vivas. 

O Espírito Santo de Deus está para nos conduzir, foi assim que aconteceu em Pentecostes como nos narra a passagem de Atos dos Apóstolos 2. Após a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, que estavam com medo e escondidos, de ímpeto surtiu a ousadia de sair, de ir, de anunciar o Evangelho. E é Isso que Jesus Cristo nos pede e, ouso repetir mais uma vez: “Ide, por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”. Não devemos ficar com essa verdade apenas para nós, devemos espalhar o Amor de Deus, pois o Amor se alegra com base na verdade. E além de força e capacidade, o Espírito Santo de Deus nos faz sentir apaixonados por Jesus Cristo, seu evangelho e nossa missão. Tudo que fazemos com Amor se torna bem feito, e com Amor, a Cruz não é mais um fardo em nossas costas, mas sim, um peso de glória.
E Hoje, mais uma vez, Jesus nos chama para a missão. Missão que não se aplica apenas em ir ao Grupo de Oração, ou à missa (na igreja de um modo geral), pois as pessoas que estão a nossa volta precisam ver a verdade de Cristo estampada em nosso semblante, como um verbo encarnado do Evangelho através de nós.
Assim diz uma frase de um autor desconhecido: “Poucos irão ler a bíblia, mas muitos lerão o Cristão”. De fato, muitos lerão apenas você,meu irmão!

Se formos apaixonados por Jesus, logo somos também, apaixonados pela missão que Ele nos Deixou. Portanto, apaixone-se.

--------------------------------------------------------------------------

Adaptação da Pregação de Emerson Gomes Ramos, ministrada no Grupo de Oração Dom Bosco em Ji-Paraná – RO em 27/09/2013. 

--------------------------------------------------------------------------

CONHEÇA, Missão Unganda (Renovação Carismática Católica):


Nenhum comentário:

Postar um comentário